sexta-feira, 4 de março de 2016

Projeto “Conceito e preconceito quanto ao uso e conservação do bioma Caatinga”



RESUMO DO PROJETO
                A formação por excelência da paisagem natural do Ceará é a caatinga, que apresenta vegetação adaptada às condições de aridez (xerófila), típicas de regiões semi-áridas, com raízes superficiais, estruturas espinhosas e perda de folhagem durante a estação seca, sendo representada por dois extratos: um mais alto, o arbóreo-arbustivo e outro herbáceo, quase ao nível do solo, formado pelas gramíneas. Esses extratos só se configuram após as primeiras chuvas quando toda a caatinga recupera a folhagem e se torna verde (MENEZES, MORAIS, 2002).
 Em virtude de tais características (xerófilas), muitas vezes a mesma é vista como uma vegetação sem importância e conseqüentemente pouco estudada, onde até o momento apenas 1000 espécies foram registradas, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas (WIKIPÉDIA, 2011). No entanto, a caatinga exerce papel fundamental no Estado como fornecedora de madeira e derivados (carvão, estacas e material para construção), frutos, plantas medicinais, mel, animais, alem de sua importância para a manutenção da pecuária extensiva (MENEZES, MORAIS, 2002) e a permanência do homem no campo. Porém, o uso inadequado e insustentável dos solos e recursos naturais, repassados culturalmente tem levado a uma rápida degradação ambiental. Segundo estimativas, cerca de 70% da caatinga se encontra alterada pelo homem e somente 0,28% de sua área encontra-se protegida em unidades de conservação (WIKIPÉDIA, 2011).
Em meio a negligência e insuficiencia de conhecimento científico, o projeto: Conceito e preconceito quanto ao uso e conservação da caatinga almejam despertar junto à Escola e a comunidade, para a grave situação em que se encontra a caatinga, pois além da importância biológica, apresenta um potencial econômico pouco valorizado, necessitando de políticas públicas com estratégias de uso e conservação mais eficazes. O Projeto será desenvolvido pelos alunos e professores da EEEFM José Alves de Figueiredo por meio de revisão bibliográfica, palestras e estudo de campo. Todas as atividades serão devidamente registradas no caderno de campo que servirá de subsídio para a apresentação das ações do projeto em Feiras de ciencias, palestras nas escolas estaduais do Crato e para a produção de um artigo científico pelos alunos.
Temos consciência de que precisamos estabelecer “uma visão ecológica em defesa da possibilidade de que possa haver um equilíbrio entre o ambiente natural e a sociedade” (MENEZES, MORAIS, 2002), desconsiderando os interesses dos grupos e classes sociais, sugerindo uma análise econômica, social e política sustentável quanto ao uso e conservação da caatinga. 

OBJETIVO GERAL

·         Informar aos discentes o fator cultural historicamente estabelecido incutido no preconceito quanto às características, o uso insustentável e a conservação da caatinga.

OBJETIVOS EXPECÍFICOS


  • ·         Caracterizar a caatinga como uma vegetação exclusivamente brasileira e que deve ser protegida.

  • ·        Perceber a importância econômica dos recursos encontrados na caatinga e o peso (% do PIB) na balança comercial do estado do Ceará.

  • ·         Propor formas de uso da caatinga que privilegiem a sustentabilidade ambiental e a convivência com a semi-aridez.

  • ·         Analisar as áreas de conservação da caatinga no estado do Ceará: planejamento, implantação, funcionamento e formas de uso e conservação.

  
 METODOLOGIA
           
Esse projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar por professores (das áreas de ciências humanas e ciências da natureza) junto aos alunos do Ensino Médio. preocupados em entender o fenômeno da caatinga, para melhor atuar no sentido da criação de um pensamento novo, que possa transpor o espaço físico da escola, contrapondo o uso imoderado dos recursos naturais com a idéia de conservar para racionalmente utilizar.
O público alvo será um grupo de doze alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola José Alves de Figueiredo, localizada no bairro Vila Alta em Crato-CE que serão capacitados para desenvolver e repassar as ações do Projeto. Inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica e palestras com algumas instituições (Secretaria de Agricultura, EMATERCE, IBAMA, EMBRAPA, ACB, URCA, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste), que se fará perceber o agravante avanço do processo de degradação ambiental ocorrido nas áreas de caatinga no estado do Ceará.
Para efeito de pesquisa, coleta de materiais e de informações algumas áreas consideradas estratégicas serão catalogadas para visitação como: Plano de Manejo em Assaré, Estação Ecológica de Aiuaba e Reserva Natural Serra das Almas em Crateús. O Caderno de campo contendo todas as informações devidamente registradas do projeto dará apoio para a produção de um artigo sobre o tema: Uso e conservação da caatinga no estado do Ceará.
Após um relativo conhecimento do assunto e consciência ecológica por parte do aluno, além da produção científica é desejo do grupo apresentar o projeto em feiras estaduais e regionais, bem como, repassar a experiência nas escolas estaduais do município do Crato.


RESULTADOS

            O projeto ao sintetizar as amarras culturais (uso insustentável dos recursos), o latifúndio e o jogo de interesses políticos e econômicos em um ambiente fragilizado despertarão no aluno a consciência de que a caatinga precisa ser preservada e que cada um precisa fazer sua parte ao compreender que é da caatinga que o cearense retira o seu sustento.

CONSIDERAÇÃOES FINAIS

            A caatinga é um bioma único e de valor inestimável tanto do ponto de vista ambiental quanto humano. Temos consciência de que precisamos estabelecer “uma visão ecológica em defesa da possibilidade de que possa haver um equilíbrio entre o ambiente natural e a sociedade” (MENEZES, MORAIS, 2002), desconsiderando os interesses dos grupos e classes sociais, sugerindo uma análise econômica, social e política sustentável do uso e conservação da caatinga. 

PALAVRAS CHAVES

CAATINGA – BIOMA – USO – PRESERVAÇÃO – CONSCIÊNCIA – VALOR ECONÔMICO – SUSTENTABILIDADE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·         Wikipédia, a enciclopédia livre. A caatinga, abril de 2011


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