sexta-feira, 4 de março de 2016

“Patrimônio histórico e cultural: a memória de um passado aos poucos apagada da história do Crato”



AUTORES:
Luciano Francisco de Melo -  Luciano.educ@yahoo.com.br
Maria Dalva da Conceição -  dalvamdc@gmail.com



INTRODUÇÃO

As mais novas concepções em torno do que é patrimônio histórico nos dão conta de que, prédios ou construções antigas que possuem significados para uma população ou para um grupo social, não são apenas estruturas físicas, são “lugares de memória”, ou seja, são patrimônios históricos, porque são investidos de simbologia e significados, representantes de relações humanas que foram, ou são estabelecidas neles.                                                                                Partindo desse pressuposto “um lugar quer dizer um fato material produtor de sentido” (BORJA, 1999, P. 30) que quando alterado em demasia, fere a identidade da população e apaga inúmeros aspectos histórico-sociais de uma época. O Município de Crato-Ce passa por uma verdadeira metamorfose, pois ao avaliar a quantidade de construções históricas antigas da cidade e compará-las com registros fotográficos de entre vinte e trinta anos atrás, pode-se observar que o centro da cidade e vários outros espaços físicos de lazer ou sociabilidade foram totalmente modificados.                                                        As últimas reformas que foram realizadas nas praças centrais pelo Governo estadual, aconteceram sem nenhuma consulta ou consentimento da população; e a cada reforma uma transformação radical é realizada. E cada vez que se modifica um lugar, se modifica também a relação que as pessoas mantêm com ele, aproximando ou distanciando ao passo que pode torná-lo agradável para a geração mais jovem do presente, mas afeta as memórias afetivas de gerações mais velhas e as lembranças delas para com o lugar, ao passo que, também se apagam aspectos históricos com os quais estas novas gerações já não vão mais entrar em contato.                                                           Diante da problemática com relação ao descaso por parte do poder público e da própria sociedade no tratamento que há com a memória ou com os vestígios materiais da história do Crato, O presente trabalho busca despertar junto à comunidade escolar e a população cratense para a importância de se preservar a arquitetura, os monumentos do patrimônio histórico que ainda resta na cidade, uma vez que “nem tudo o que é velho é inadequado e nem tudo o que é novo é progresso” (FILHO, 2007, P. 214).

METODOLOGIA

Projeto desenvolvido por professores e alunos da Escola José Alves de Figueiredo por meio de pesquisa bibliográfica, questionários, entrevistas, e estudo de campo. Inicialmente foi realizado um diagnóstico com os alunos para perceber a relevância do tema proposto; e em seguida buscou-se referências bibliográficas orais e escritas que descem subsídios à pesquisa. Depois de selecionar fotos antigas do município e de refletir sobre o impacto causado pela modernidade em sua estrutura urbana fomos à campo para ver na prática, como as eventuais transformações apagaram ou ofuscaram a história do Crato. 

 OBJETIVO

Despertar junto à comunidade escolar e a sociedade cratense o sentimento de pertencimento ao lugar em que vivem mostrando a importância e a necessidade de se preservar o patrimônio histórico que ainda resta na cidade sob a pena de perder a essência de seu riquíssimo passado histórico.

RESULTADOS

Perceber que a memória histórica da cidade está se fragilizando, já que diminuindo os vestígios materiais físicos, prédios , construções, seus monumentos ou com a escassez destes,  ela dependerá exclusivamente dos registros escritos e do empenho das pessoas em buscar esta história,  caso ainda se interessem por ela.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


A busca por adequação urbana, a tentativa talvez de melhorar o fluxo de pedestres e de automóveis ou por capricho ligado a aparência, as ruas, os prédios, as praças foram radicalmente modificados, postos abaixo evidenciando o desrespeito e completo descaso com a memória do povo cratense. Parece não haver a menor preocupação em preservar os aspectos histórico-sociais da cidade, fato que faz do município do Crato hoje, uma cidade pobre do ponto de vista da preservação do patrimônio histórico.


PALAVRAS CHAVES

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – LUGAR – SIGNIFICADO – HISTÓRIA

REFERÊNCIAS


  • ·         CIDADE CONTEMPORÂNEA, 2002, Salvador. CD Anais - III Seminário Internacional Patrimônio e Cidade Contemporânea. Salvador: FAU-UFBA, 2002.
  • ·         FILHO, Waldemar Arraes de farias. Crato: Evolução urbana e Arquitetura 1740-1960. Fortaleza: Expressão gráfica e Editora, 2007. 272p.




Nenhum comentário:

Postar um comentário