sexta-feira, 18 de setembro de 2015

“Poço Dantas: Presenças indígenas na zona rural do Crato-ce”


Luciano Francisco

        Hoje a singularidade presente nas identidades culturais, locais e regionais, está ameaçadas e correm o risco de serem esquecidas. Então, promover o (re) conhecimento, pesquisar, valorizar e registrar as memórias que permitem conhecer a história local é ponto de partida para fortalecer identidades e o sentimento de pertencimento a uma determinada sociedade.  
            O Estado do Ceará tem origem fortemente vinculada aos povos indígenas, O próprio nome do Estado provém de "ciará" ou "siará", que significa "canto da jandaia", que na linguagem tupi é um tipo de papagaio.
Um decreto da Assembleia Provincial do Ceará, em 1863, declarou que não haviam mais índios na província. Então eles passaram a ser desacreditados, perseguidos e tiveram suas terras invadidas; somente na década de 1980, os índios cearenses começaram a reivindicar seus direitos de posse de terra e o reconhecimento de suas etnias. 
De acordo com dados da FUNAI, o Estado  do Ceará tem 15 etnias indígenas reconhecidas com uma população de 22.579 indígenas que se encontram  principalmente nos Municípios de Poranga, Aquiráz, Crateús, Trairi, Itarema, Maracanaú, Pacatuba, Viçosa do Ceará e Caucaia.
 No Sítio Poço Dantas, distrito de Monte Alverne, situado na zona rural do município do Crato os remanescentes da tribo Kariri iniciaram um processo de luta pelo reconhecimento perante a FUNAI. A comunidade, segundo os moradores, em virtude de terem sido historicamente discriminados passa agora por um processo de auto-reconhecimento; ainda não foi devidamente recenseada como indígena, contudo acredita-se que em torno de 50 famílias remanescentes dos índios Kariris habitem o lugar.                                                                                                                                     De acordo com Vanda, moradora (do Crato) que se reconhece como Kariri, “os trabalhos de pesquisa e de auto-afirmação dos índios na comunidade de Poço Dantas  teve inicio no ano de 2008 por intermédio de Rose Kariri, estudiosa e ativista da questão indígena,  que veio de São Paulo para tentar identificar a tribo, seus costumes e tradições”. Quando esteve na região à procura de remanescentes dos índios Kariris, sua primeira providência, segundo Vanda, “foi ir até um cartório para verificar os registros de nascimento de pessoas com o sobrenome Kariri”. Na ocasião se discutiu muito na comunidade sobre o processo de organização e de fortalecimento da identidade indígena.                                                                             Atualmente esses remanescentes sofrem com os impactos da obra do Cinturão das Águas (desmatamento da vegetação nativa e de árvores frutíferas, derrubada de cerca, demolições de moradias  e a ausência de indenizações para os moradores atingidos), muito do que foi debatido e planejado não foi realizado e a comunidade permanece desarticulada – sem uma Associação Comunitária definida e registrada, ou qualquer entidade que represente e defenda os seus interesses perante o Poder Público.                                                                                                             
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA                                                         
ARAÚJO, Pe. Antônio Gomes de. O povoamento do Cariri. Crato:Faculdade de Filosofia do Crato,1973.
BARROSO, Oswald. Reis de Congo.
FIGUEIREDO FILHO, J.de.O folclore no Cariri.Fortaleza: Imprensa Universitária, 1962.
HOLANDA, Arlene.Todas as Cores do Negro. Brasília-DF: Conhecimento Editora, 2008.
MACEDO, Joryvar. Povoamento e povoadores do Cariri cearense. Fortaleza: Secult:1985.
NUNES, Cícera. Reisado Cearense Uma proposta para o Ensino de Africanidades ,Fortaleza-CE: Conhecimento Editora,2011.
PINHEIRO, Irineu & FIGUEIREDO FILHO, J.de. A Cidade do Crato.
FARIAS, José Airton de. História do Ceará – Dos Índios à Geração Cambeba. Fortaleza: Tropical Editora, 1998.
Ceará, Nossa História. São Paulo: Moderna, 2011.
SANTOS, Elizângela. Índios Kariri lutam por reconhecimento da tribo. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/indios-kariri-lutam-por-reconhecimento-da-tribo-1.127736; acessado em 09/09/2015.



professores da Escola no José Alves na comunidade Poço Dantas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário